-
Arquitetos: Nuevo Arquitetura
- Área: 89 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Haruo Mikami
-
Fabricantes: Deca, Flaviane Landim, Lumini, Marmoraria Real, Portobello, Rocca, Sonotto, Taguabox
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Brasília, na SQN 410 - Superquadra Norte - Este apartamento faz parte de um dos sete blocos/edifícios projetados pelo arquiteto Mário Bakal, construídos em 1967. Um conjunto residencial de excepcional qualidade arquitetônica, caracterizado pela simplicidade e sensibilidade estética alcançada na sua expressão construtivo-estrutural.
A planta de 89m² foi reorganizada para atender às demandas do habitar contemporâneo pós pandemia. O objetivo central do projeto foi definido a partir de duas bases projetuais: Uma, espacial, visando cômodos integrados e de uso flexível; e, na melhoria das condições de conforto ambiental, otimizando a ventilação e iluminação natural. Esteticamente o projeto preserva a linguagem tectônica do edifício, deixando no interior da unidade, a estrutura portante em concreto aparente. A busca por um resultado interno harmonioso e sóbrio, foi traduzido pelas texturas de três elementos materiais: madeira, pintura branca e um único tipo de revestimento nas áreas molhadas.
O projeto luminotécnico requereu atenção especial visto que, originalmente, toda a iluminação era feita por arandelas, não existindo iluminação vinda do teto. Em virtude do pé-direito ser relativamente baixo e, com o propósito de reduzir tempo e custos de obra, optou-se pela não colocação de forro. Como alternativa, foi desenvolvida uma luminária conjugada de arandela-pendente. A forma das luminárias em “V” define o desenho para os pés dos móveis da marcenaria, desta forma, sintetizando o número de elementos materiais e objetos visuais do apartamento.